O programa MemoRio® é uma ação de turismo histórico-cultural do Instituto D. Isabel, organização sociocultural brasileira sediada no Rio de Janeiro.

O IDII é uma organização não-governamental de relevante interesse público, visto que as práticas de cidadania estão intimamente associadas ao conhecimento da História.

O programa visa atender aos turistas que chegam à antiga Corte Imperial e buscam lazer associado a bens culturais.

Por outro lado, MemoRio® pretende levar os seus roteiros, cuidadosamente organizados, para os jovens das redes públicas de ensino da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro. O IDII recorrerá à Secretaria de Estado de Educação e às Secretarias de Educação dos municípios fluminenses para obter as listas dos melhores alunos dos Ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de História e Geografia. Esses alunos serão premiados pelo Instituto, semestralmente, com os passeios de MemoRio®.

A primeira versão do "Prêmio MemoRio de Desempenho Acadêmico em História e Geografia" será executada no primeiro semestre de 2011, junto aos alunos do Imperial Colégio de D. Pedro II, uma instituição de ensino federal (Ministério da Educação) renomada por seu incentivo à formação humanística do alunado.

Atualmente o programa se limita a Rio, Niterói e Petrópolis, mas é nossa intenção que ele cresça e haja roteiros para a Baixada Fluminense, a região do Vale do Paraíba fluminense, a região de Paraty e Angra dos Reis e a região dos Lagos.

MemoRio®, portanto, é um roteiro histórico-cultural que desenvolve as potencialidades do Rio de Janeiro, incrementando a atividade econômica que deve ser a tábua de salvação de nossa Cidade e nosso Estado: o turismo. Ao mesmo tempo, ele leva conhecimento aos setores menos favorecidos entre as classes socioeconômicas brasileiras: o alunado das escolas municipais e estaduais.


Créditos do sítio.